Uma das ferramentas mais utilizada pelos brasileiros é o cartão de crédito. A opção de parcelar suas compras faz com que muitos optem pela praticidade em vez de gastar em dinheiro vivo.

Mas como tudo, o cartão de crédito pode trazer desvantagens aos mais “mão-aberta”. Mesmo práticos, dispensar o dinheiro dá uma falsa impressão, como se o cartão aumentasse seu dinheiro. Para entender se vale a pena ter um cartão de crédito a mais, deve-se entender qual a sua real função.

Cartão de Crédito Não Te Dá Mais Dinheiro

Ao se analisar as contas, boa parte do seu orçamento pode estar se direcionando ao cartão de crédito. Por aumentar o poder de compra, a tendência é se utilizar sem lembrar que no mês seguinte o valor precisará ser pago. Então no inicio do mês se paga a conta do mês passado, com bens muitas vezes desnecessários. Só que os gastos fixos não mudam com o cartão e a bola de neve começa.

Como se gastou mais do que o possível pagando a fatura do mês anterior, o cartão de crédito vira o salvador do mês. E agora por necessidade os gastos extrapolam, forçando um mês no vermelho ou, até mesmo, o parcelamento da fatura. Por isso que é tão fácil se endividar, é um crédito fácil e que te cega.

Mais De Um Cartão, Mais Um Problemas

Com controle tudo pode ser contornado, de forma que suas necessidades sejam atendidas sem comprometer o orçamento. Saber diferenciar necessidades de impulso é essencial, além de uma boa organização financeira, com planilhas, por exemplo.

Se você precisa de um outro cartão de crédito por questões de limite ou necessidades, todo cuidado é pouco! O ideal é optar por um único com menores taxas e maior limite.