Quem precisa de dinheiro sempre tem dúvidas se deve ou não recorrer a um empréstimo, com receio de não conseguir quitar as dívidas. Uma boa maneira de tirar suas dúvidas é simular empréstimo consignado.

O empréstimo consignado é uma modalidade mais barata de linha de crédito feito para quem trabalha com carteira assinada, é aposentado ou pensionista do INSS.

Muitos bancos oferecem simulação de crédito online ou via agência para que o cliente possa saber exatamente quanto ele pode tomar emprestado e não ter sustos no fim do mês.

Neste artigo, você fica por dentro sobre o empréstimo consignado e como fazer a simulação antes de assinar contrato.

Como funciona o empréstimo consignado?

Antes de simular empréstimo consignado, vamos explicar como funciona essa linha de crédito. Quando você decide que precisa de dinheiro emprestado, é preciso ter certeza de que a dívida será quitada. Pelo menos os bancos e financeiras terão essa certeza.

O crédito consignado se torna um bom aliado porque as parcelas saem da folha de pagamento antes mesmo de cair na sua conta. Por isso que essa modalidade só é dada a quem possui emprego de carteira assinada ou recebe algum benefício do INSS.

Como simular empréstimo consignado?

Uma boa maneira de simular empréstimo consignado é usar o simulador aberto do site do Banco Central. Veja como é fácil descobrir os valores mensais de sua prestação:

  • preencha o número de meses que pretende pagar;
  • informe a taxa de juros (a tabela com os juros médios está disponível no site do Banco Central);
  • deixe em branco a opção “valor da prestação”;
  • inclua o valor do financiamento;
  • clique em calcular.

O resultado, no entanto, não é o valor efetivo, uma vez que é incluída a cobrança do IOF, taxa de cobrança de crédito e outras taxas.

Também é possível simular empréstimo consignado em bancos de varejo, como Itaú, Bradesco, Banco do Brasil e Santander.

Entre os bancos citados, apenas o Santander não possui simuladores na internet. Os outros disponibilizam para quem é correntista. Os demais precisam comparecer a uma agência para simular empréstimo consignado.

Vantagens do empréstimo consignado

  • Taxas menores – O empréstimo consignado possui taxas de juros inferiores aos demais créditos. Válido para situações emergenciais;
  • Contratação fácil – se o banco tem certeza que vai receber as parcelas, justo que todo o processo seja rápido e prático, não é? O limite das dívidas é de 30% a 35% do que você ganha (isso se for para financiar um imóvel, do contrário, não pode ultrapassar 20%);
  • Longo prazo para pagar – se tem praticidade, tem comodidade também. Os bancos oferecem um prazo de pagamento maior, podendo chegar a 120 meses.

Desvantagens do empréstimo consignado

  • Sem direito a adiar ou suspender – uma vez que você contrate o empréstimo consignado e as parcelas são descontadas, não há como adiar ou suspender o débito;
  • Risco de perda de emprego – caso você perca seu emprego, os credores não terão como descontar seu salário. Por isso, é preciso quitar as dívidas totalmente ou passar do consignado para o empréstimo pessoal. Os juros, nesse caso, são maiores;
  • Dívida de longo prazo – enquanto você estiver pagando uma dívida, outra pode estar a caminho graças a algum imprevisto. Para evitar que o empréstimo se torne uma bola de neve, avalie a necessidade de tomar dinheiro emprestado.

Agora você já sabe como simular empréstimo consignado e quais as vantagens e desvantagens de contratar essa linha de crédito.

Portanto, se precisa de dinheiro, tem carteira assinada ou recebe algum benefício do INSS, o crédito consignado é para você!