Algumas vezes, quando menos esperamos aparece alguma emergência e precisamos contratar empréstimo em algum banco ou financeira. Quem já precisou recorrer a esse tipo de serviço, sabe que fazer simulação de empréstimo pode ser demorado e burocrático.

A internet foi responsável por uma transformação em nossa rotina. Nos últimos anos, com a popularização de bancos e serviços financeiros online, essa tarefa tem se tornado cada vez menos complicada.

São bancos e financeiras que cada vez mais disponibilizam ferramentas que simplificam o dia a dia.  No entanto, para os mais conservadores, esse tipo de serviço online pode parecer fora de contexto.

Então dentre todas as opções, como saber qual a melhor maneira de fazer simulação de empréstimo? São sites, anúncios de financeiras, além claro da tradicional visita à agência bancária. Conheça nossas dicas e encontre a melhor forma de como fazer simulação de empréstimo.

Bancos

Os bancos são a maneira mais convencional de fazer simulação de empréstimo. Aos optar por essa opção, o mais comum é que o cliente vá até uma agência bancária e faça tanto a simulação de empréstimo quanto a contratação diretamente com o gerente de conta.

No entanto alguns bancos estão oferecendo ferramentas para simulação de empréstimo através da internet. No caso dos bancos, muitas vezes é possível conseguir juros menores se o correntista for até a agência e negocie.

Instituições financeiras e Fintechs

As instituições financeiras são empresas regulamentadas pelo Banco Central e autorizadas a oferecerem alguns serviços financeiros. As fintech por sua vez, são instituições financeiras, geralmente 100% online, que atuam visando otimizar e inovar serviços financeiros.

Tanto as fintechs quanto as instituições financeiras tradicionais fazem simulação de empréstimo de maneira menos burocrática que os bancos. Existem muitas dessas empresas que oferecem empréstimos, e diferente dos bancos, a maioria somente de maneira online.

Para fazer simulação de empréstimo nessas instituições, é necessário acessar o site da empresa, e informar alguns dados. Com poucos cliques você tem em sua tela uma simulação personalizada.

Indiferente de como você fará a simulação do empréstimo, antes de fazer a contratação do seu crédito tenha em mente que essa será uma responsabilidade a longo prazo. Faça um planejamento financeiro e não esqueça de honrar suas parcelas!