Como aprendeu sua primeira a linguagem de programação? Já me fizeram esta pergunta inúmeras vezes, para ser franco com você, nunca soube responder. Sempre tentei recordar o ponto quando comecei a trabalhar com ele, mas esse ponto sempre foi vago e desfocado.

Lembro-me do ponto em que era necessário aprender uma nova linguagem, e depois disso vem o ponto em que já estou a usá-la a um nível mais do que principiante. No entanto, lembro-me vagamente do processo de aprendizagem.

Neste artigo, eu compilei algumas dicas que ajudaram a desenvolver-me tão bem e também ser mais eficiente no aprendizado de novas linguagens.

Você precisa de um processo

Para sermos eficientes, precisamos treinar as pessoas canalizando sua aprendizagem com um objetivo específico em mente e tecnologia específica.

Linguagens modernas como Ruby on Rails te dá uma estrutura de aplicação web incrível, simples o suficiente para qualquer um começar a usá-lo e robusto o suficiente para superar até mesmo os maiores obstáculos.

Ser um líder técnico de uma equipe de engenharia de software ajudou me a vê-lo de uma perspectiva não-programador e perceber quais são os três principais desafios na aprendizagem de trilhos:

Compreender uma linguagem de programação pode ser difícil para um principiante distinguir a língua e o quadro.

Por isso, é extremamente importante ter um método de ensino e se aplicar a ele.

Compreender o padrão MVC

Pode parecer óbvio qual o código vai para onde um programador experiente, mas um iniciante pode acabar com controladores cheios de responsabilidade ou interfaces excessivamente complexas.

Compreender o modelo orientado a objetos

Para usar uma linguagem moderna como asp.net mvc, ruby de uma forma inteligente seguindo a orientação dos seus desenvolvedores, você precisa entender o modelo de orientação a objetos.

Sendo uma linguagem dinâmica e orientada a objetos, de sintaxe que realmente faz você pensar que está lendo uma frase. Claro que comer demasiado açúcar pode ser perigoso. O mesmo vale para não entender o que você está fazendo em Ruby.

O próximo passo é instalar Ruby em sua máquina para que você possa usá-lo localmente.

Sites são ótimos para aprender, uma dica que te dou é o Portal Desenvolvedor que além de ter diversos conteúdos gratuitos, você também tem acesso a diversos cursos de desenvolvimento.

Mentoria

Ter um mento facilita muito na sua jornada e na sua curva de aprendizado em uma nova linguagem.

O mentor pode ajudar o desenvolvedor em um projeto inicial, ensinando-lhes todas as partes essenciais da arquitetura. Na próxima fase, o desenvolvedor começa a trabalhar em um projeto da vida real.

Revisão de Código

Uma ótima maneira de compartilhar conhecimento é revisar código de desenvolvedores mais experientes, onde as pessoas comentam sobre o código de outras pessoas.

É uma excelente característica que ajuda desenvolvedores experientes a compartilhar seus conhecimentos com juniores e, ao mesmo tempo, se certificar de que o código de produção permanece de alta qualidade.

Programação par

Mesmo o melhor desenvolvedor encontra outro Par de olhos verificando seu código útil.

Quando duas pessoas trabalham juntas em um recurso, isso ajuda ambos a melhorar suas habilidades. O lado negativo óbvio é que estás a gastar o dobro da mão-de-obra pela mesma quantidade de trabalho.

Sendo práticos, usamos esses métodos dependendo das necessidades de uma situação específica.

Nós não usamos usamos este recurso o tempo todo em todos os nossos projetos. Logo quando sentimos que estes métodos superam os sistemas convencionais.

Conclusão

No final, a melhor maneira de aprender alguma coisa é experimentá-la e aprender com a experiência. Ter uma grande comunidade ou uma equipe pode ser de grande ajuda, mas o seu esforço pessoal e dedicação é o que mais importa.

Aprenda o básico e dê a si mesmo um objetivo para terminar um pequeno projeto.

Se você persistir e fazê-lo apesar dos contratempos (e confie em mim, haverá muitos), você será equipado com o conhecimento e experiência para fazer algo maior e melhor. É precisamente assim que todos os bons promotores e, em geral, todos os bons profissionais começam a sua carreira.