Uma das minhas grandes paixões é o cinema e por isso passo longas horas todos os dias assistindo séries e filmes, sendo a grande parte séries, principalmente as que envolvem cenas de crime, já que um dos meus maiores sonhos sempre foi ser policial federal e é motivado por essa paixão que busquei separar algumas lições que eu já aprendi com isso e que você também aprende quando assiste séries.

Embora para alguns assistir muitos filmes pode ser algo errado ou acreditam que atrapalha o foco, eu acredito que na verdade isso apenas ajuda a melhorar o foco. Ao assistir séries em seu intervalo de trabalho ou até em horas de folga você vai poder aprender muitas coisas, inclusive as cinco que iremos citar abaixo.

#1 Mudar de Profissão pode ser bom

Na série Elementary, um dos personagens principais é a médica Joan Watson, uma antiga cirurgia e que por um erro médico teve seu registro suspenso e por isso precisou mudar de profissão.

Após esse fato, ela começou a trabalhar como cuidadora de viciados e em um destes trabalhos ela conhece Sherlock Homes, um detetive muito inteligente e detalhista, capaz de resolver os crimes mais difíceis da cidade de New York.

Através da convivência diária, a médica Joan acaba se redescobrindo como detetive da polícia e consegue um sucesso muito maior do que já teve na sua antiga carreira e isso nós da uma valiosa lição de vida.

Às vezes é preciso mudar de carreira, quebrar os paradigmas e explorar o novo, o que ainda não conhecemos isso aconteceu comigo há alguns anos atrás quando deixei de ter um e-commerce de dropshipping e comecei a explorar o mercado de afiliados, obtive muito mais resultado na plataforma de automação de marketing digital do que antes vendendo produtos da China.

Outro item importante para lembrar é que as mudanças em si não ocorrem apenas em carreiras, mas muitas vezes em nichos apenas. Atualmente os meus maiores blogs e projetos não estão no nicho de marketing e nem de emagrecimento, mas sim em lugares inexplorados e extremamente lucrativos.

#2 Tenha diversas fontes

A série Narcos, produzida pela Netflix conta a história de vida de Pablo Escobar, um dos maiores traficantes de cocaína do mundo na década de 80.

Embora na vida real Escobar tenha sido um traficante e que matou milhares de pessoas, ele ainda conseguiu deixar um legado muito grande e várias lições para nós empreendedores.

A primeira lição que podemos extrair da série é que é preciso obter diversas rotas de vendas diferentes para que o negócio possa crescer constantemente. Se formos analisar isso no nosso meio, podemos dizer que é preciso obter diversas fontes de tráfego diferente para que as vendas aconteçam constantemente e caso uma dessas fontes seja prejudicada a outra pode continuar funcionando.

Outra lição muito importante que ele deixou é que devemos sempre manter boas parcerias e ser leais aos que estão conosco, algo que ele não fez e por isso acabou perdendo todo o império que construiu. Trazendo essa lição para o nosso mercado, podemos manter isso em relação a produtores e afiliados, por muitas vezes alguns produtores querem exagerar em regras e isso atrapalha afiliados e outras vezes os próprios afiliados querem atrapalhar os produtores e acaba perdendo o direito de promover um produto que pode estar convertendo bem.

É preciso lembrar também que boas parcerias só funcionam quando todos estão em busca do mesmo ideal, portanto se você não acredita em um ideal ou está apenas buscando enganar ou até prejudicar outras pessoas, infelizmente é preciso dizer que a sua carreira no meio online irá acabar logo e para sempre.

#3 Nunca deixe de estudar ou pedir ajuda

Uma série que eu gosto muito e também recomendo que você assista é Prison Break, ela é baseada na história de dois irmãos que buscam uma maneira para fugir da cadeia e para fazer isso eles estudam cada centímetro quadrado de onde estão presos e inclusive fazem uma tatuagem de toda planta da penitencia no corpo para assim conseguir estudarem melhor as saídas.

E embora os irmãos tenham um grande conhecimento sobre a prisão, eles estudam diariamente, analisando cada rota de fuga e também fazem parcerias com outros detentos para conseguirem fugir.

No desenrolar da série eles conseguem fugir da cadeia, mas só foi possível após terem errado diversas vezes sobre as saídas e tuneis e após terem feito diversas parcerias.

Trazendo isso para o nosso mundo podemos dizer que você vai errar sim e muito antes de conseguir criar um negócio online de sucesso, mas a cada erro dado você saberá o melhor caminho para o seu sucesso.

Eu aprendi sobre erros anunciando no UOL Cliques, promovia muitos produtos do nicho de emagrecimento e o custo por venda era muito alto, deixando meu ROI muito pequeno e quando mudei de nicho, fui para segmentos mais genéricos como importação e até viagens, as vendas aumentaram por trabalhar com ambos os sexos e isso fez o meu ROI ser maior.

E essa descoberta só foi possível quando investi muito dinheiro em testes e também pedi ajuda para quem já anunciava lá há mais tempo, ou seja, eu errei muito lá, mas quando comecei a pedir ajuda e pedir conselhos e com isso eu consegui melhorar os meus resultados.

#4 Não complique o que pode ser simples

Você já percebeu como o seriado Chaves é simples e mesmo assim faz um enorme sucesso? Provavelmente sim, este é uma das poucas séries que não o que explicar, nem o seu imenso sucesso.

Um dos fatores principais para o sucesso dessa série é o fato dela ser simples e direta ao ponto, assim como deve ser os seus negócios na internet, é um erro querer começar com uma mega estrutura.

Quando eu vou começar uma campanha de um produto independente da fonte de tráfego que utilizo o que busco fazer é criar uma página de captura, uma sequencia de e-mail e a página de vendas e com isso começar a rodar a campanha capturando e-mails, se relacionando e vendendo.

Além da campanha padrão, ainda invisto em tráfego direto para a página de vendas e busco analisar qual está vendendo mais, feito isso ai sim começo a analisar como melhorar.

Por exemplo, vamos supor que você começou fazendo o básico, capturar, relacionar e vender, então após a sua primeira venda ou pelo menos mil visitas na sua página é ideal que veja a porcentagem de conversão dela e crie diversos modelos da mesma com pequenas alterações e envie mais visitas para as mesmas e analise a porcentagem de conversão ou use algum gatilho mental de escassez.

Após ter feito alguns testes de captura, comece a melhorar o seu funil de e-mail com automação e até uma sequencia mais elaborada para melhorar o engajamento e realizar mais vendas.

Por fim poderá fazer alterar a página de vendas também e com isso analisar as conversões.

Mas para tudo isso acontecer você precisa começar pelo inicio, que é fazer o simples e depois otimizar.

#5 Mantenha a sua equipe engajada

Uma das maiores lições que aprendi assistindo séries foi que é preciso manter uma equipe engajada para fazer todo o trabalho.

Se você tiver a oportunidade, assista a série Mentes Criminosas, nela uma equipe busca encontrar seriais killers com base nas cenas de crimes ou “marcas” que eles deixam juntos com os corpos.

Embora pareça algo horrível, a série em si não mostra cenas pesadas e foca mais em mostrar a equipe solucionando os casos. Cada membro da equipe é responsável por determinada parte do trabalho, desde analise dos crimes, fazer perfil psicológico dos criminosos, buscar evidencias de crimes antigos na internet e fichas do FBI e por ai vai.

Em resumo, cada membro da equipe de inteligência do FBI é responsável por parte do trabalho e buscam sempre se manter engajados para solucionar todos os casos.

E este mesmo processo acontece em meus negócios, todo dia eu recebo os artigos prontos do meu redator, recebo já os domínios e dados de hospedagem do André Zanon e eu faço a minha parte no negócio.

Além disso, mantemos ainda os demais membros da equipe, como designer, redatores e por ai vai e o interessante é que quando todos trabalham em harmonia o processo de crescimento se mantém constantemente e as vendas aumentam sempre.

E além de seus ganhos normais por prestarem serviços a nós, eles recebem comissões mensais, o que ajuda a manter toda a equipe engajada em busca de melhores resultados e você deve buscar fazer o mesmo em seu negócio, descubra uma maneira simples e prática para conseguir manter todos os membros de sua equipe engajada e assim obter melhores resultados.

Se eu pudesse lhe dar um conselho hoje, seria simples, assista séries, busque compreender as principais lições que cada uma pode lhe dar e aplique em seus negócios.